Volvo celebra a largada da Volvo Ocean Race com uma edição especial do V90 Cross Country

 

 

 

A Volvo Cars revelou uma versão especial da station wagon V90 Cross Country, para comemorar a largada da Volvo Ocean Race 2017/18. Para apoiar o Programa de Ciência da Volvo Ocean Race sobre a poluição de plásticos no oceano, a empresa vai doar 100 euros para cada unidade dos primeiros 3.000 V90 Cross Country Volvo Ocean Race produzidos. O resultado será uma doação total de 300 mil euros, consolidando o compromisso de longa data da Volvo Cars com a preservação do meio ambiente.

O Programa de Ciência da Volvo Ocean Race equipou os barcos da competição deste ano com uma variedade de sensores que captam dados de algumas das áreas mais remotas dos oceanos no mundo. Essas medições incluem temperaturas, pressão atmosférica, correntes e velocidade do vento, que vão contribuir para maior precisão das previsões meteorológicas e modelos climáticos utilizados pelos cientistas globalmente.

 

 

 

 

Além disso, os barcos medirão os níveis de salinidade, de CO2 dissolvido e de algas na água do mar à sua volta. Combinado com outros dados sobre microplásticos, essas medições vão ajudar a criar um panorama mais completo na escala da poluição de plásticos e seu impacto na vida marinha. Um dos parceiros neste programa é a NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration ou Administração Oceânica e Atmosférica Nacional), com sede nos Estados Unidos.

 

Volvo V90 Cross Country Volvo Ocean Race exterior on location

 

“Estamos orgulhosos de apoiar o Programa de Ciência da Volvo Ocean Race, que ajudará a melhorar nossa compreensão sobre a saúde dos oceanos, nosso maior recurso natural”, disse Stuart Templar, diretor de Sustentabilidade da Volvo Cars. “Como companhia, trabalhamos para minimizar nosso impacto no mundo à nossa volta, e a abordagem inovadora desse projeto para combater um grande problema ambiental veio ao encontro dos nossos objetivos – não menos importante, à medida que avançamos para um futuro de veículos elétricos.”

O próprio carro vai ajudar a combater o problema da poluição marinha, uma vez que os carpetes são feitos de Econyl, um tecido fabricado 100% com nylon reciclado, incluindo redes de pesca abandonadas recuperadas do fundo do mar. O V90 Cross Country Volvo Ocean Race foi desenvolvido por designers da marca e um grupo de engenheiros do departamento de Veículos Especiais da montadora, uma estrutura especial construída na fábrica de Torslanda, na

Suécia.

 

Os engenheiros da divisão de Veículos Especiais se dedicam a desenvolver modelos personalizados e também são responsáveis pelos carros de excelência ultraluxuosos da Volvo, assim como a versão policial do V90 e V90 Cross Country.

Tendo o modelo convencional como ponto de partida, o V90 Cross Country Volvo Ocean Race chega com todos os itens de série que os consumidores esperam de uma versão Cross Country, como tração integral, maior altura em relação ao solo e chassi otimizado para maior conforto e controle em todas as condições de clima e terreno.

Com um design especial e expressivo e uma paleta de cores internas e externas diferenciada, o V90 Cross Country Volvo Ocean Race se destaca das demais versões da série 90. Detalhes em cinza fosco e laranja brilhante, primeiramente mostrados no aclamado Volvo Concept XC Coupé a partir de 2014, são combinados com o exterior na cor Crystal White e rodas especiais.

 

 

 

 

“O V90 Cross Country Volvo Ocean Race é um equilibrado modelo todo terreno, eficiente tanto no asfalto como no off-road”, afirmou Dan Olsson, vice-presidente de Veículos Especiais e Acessórios da Volvo Cars. “Acima de tudo, essa versão inclui uma linha de itens de série exclusivos, como uma lanterna portátil, tomadas de energia adicionais e materiais inteligentes e resistentes à sujeira e à água.”

A produção inicial terá um volume de 3.000 unidades que serão vendidas em 30 mercados ao redor do mundo, incluindo a maioria dos países da Europa, Oriente Médio e África, assim como Estados Unidos, Japão e China. Não há previsão de comercialização do modelo no Brasil.