Um Jeep Wrangler para superar todos os obstáculos

O super Jeep da WB4x4

Que o Wrangler é um dos ícones máximos do off-road, já sabemos, mas potenciar sua performance pode transformar o clássico 4×4 em um dos mais poderosos off-road do planeta

Por James Garcia Fotos Ney Evangelista

 

 

 

O Jeep Wrangler JK Unlimited que ilustra essa matéria pertence a ‘’Juninho’’,  Ivo Bittencourt Junior, 29 anos, empresário e proprietário da loja especializada em off-road, WB 4×4, localizada em Brusque, SC.

 

 

Para Juninho, a relação com o off-road vem desde a infância. “Meu pai, Ivo Bittencourt, já tinha Jeep, inclusive o usava como seu automóvel do dia-a-dia. Ainda na época que ele era jovem, quando completei 11 anos, compramos nosso primeiro Jeep, um Willys CJ-3B 1954, que está conosco até hoje”, comentou.

 

 

O envolvimento com o fora de estrada culminou na criação da WB4X4. “A loja nasceu em 2012 e sua concepção se deu a partir da percepção de quão carente era a disponibilidade de produtos para 4×4 no estado de Santa Catarina, em relação ao grande desenvolvimento do esporte na região, berço de grandes competições e eventos off-road de referência nacional, como a Fenajeep e o Transcatarina”, citou.

 

 

Atualmente a loja conta com um amplo show room, com diversos acessórios e equipamentos. Pensando também na cobertura a nível Brasil e internacional, a WB4x4 oferece atendimento através de sua loja online, com entrega em qualquer localidade, com segurança e facilidade. Para mais informações acesse: www.wb4x4.com.br

 

 

O projeto desse Wrangler nasceu de forma diferente. “Já tínhamos, guardados há alguns anos, um par de eixos da picape Dodge Ram, e a ideia de utilizá-lo em algum projeto sempre esteve presente. Já temos um Wrangler JK (2 portas) e a ideia seria partir para um JKU (4 portas). Encontramos um com preço atrativo, compramos e ai começaram as mudanças.

 

 

Antes de mais nada é preciso esclarecer que esse Wrangler foi projetado para uso exclusivo em trilhas, já que sua configuração inviabiliza o uso na estrada. Por incrível que pareça o 4×4 chega a 120 km/h, de forma dócil e similar à um SUV. “Todos ficamos surpresos com a qualidade de dirigibilidade, mesmo com pneus 42’’ recapados”, disse Juninho.

 

 

Foram dispensados os diferenciais originais e em seus lugares entraram os diferenciais de Dodge Ram 2500 Cummins Diesel, sendo o traseiro um modelo 14 Bolt da AAM 11.5 e o dianteiro AAM 9.25’’.

Ambos diferenciais contam com Coroas e pinhões Yukon  relação 5.13:1 e bloqueio ARB pneumático.

 

 

Os eixos cardans também são novos e exclusivos. Foram usados terminais e cruzetas de caminhões, todo o restante do veículo é original: motor V6 3.6 de 285 cavalos e o câmbio automático de 5 marchas.

 

 

Na suspensão, as únicas alterações foram a adição de molas e amortecedores maiores.

 

 

O restante do veículo é todo equipado com acessórios comercializados pela WB4X4; para-choques, guincho, barras de led, consoles internos, etc, tudo isso pode ser visto no show room da loja.

 

 

As imagens dessa matéria foram produzidas no Rally Transcatarina. “Como sempre é algo inesquecível. Somando ao fato de estarmos fazendo o que mais gostamos, estamos sempre ao lado de pessoas especiais. As palavras que definem esse evento são ‘família’, ‘respeito’ e ’solidariedade’.  O entrosamento entre os participantes é exemplar para qualquer grupo. Em nossa categoria, Adventure 1, as trilhas foram dos níveis médio ao pesado. Os carros normalmente sofrem quebras, algumas possíveis de solucionar no local e outras não, mas este são meros detalhes do esporte, o importante é que sempre voltamos para casa, já esperando a abertura das inscrições para a edição do próximo ano (será minha 6º participação, de forma consecutiva)”, informou o rapaz.

 

 

Para Juninho, o universo off-road é focado em entrosamento entre família e amigos. “Os laços que envolvem o ‘’Jeep’’ sempre uniram minha família e meus amigos, é algo sadio e que consideramos indispensável para nosso bem estar”, finalizou.