The Monster – Uma Triton Savana para qualquer caminho

L200 Triton Savana, preparada pela empresa 4 Wheel Garage

L200 Triton Savana, preparada pela empresa 4 Wheel Garage

 

Off-roader paulistano prepara uma Triton Savana para aventuras sem limites

 

Por James Garcia Fotos Arquivo Pessoal

 

Ao chegar perto dessa gigante picape Mitsubiushi L200 Triton Savana, é impossível não se impressionar com seu porte e apelo para o fora-de-estrada.

Quando solicitou as mudanças de suspensão, pneus, instalação de guincho e protetores inferiores, o seu proprietário, o executivo paulistano Rodrigo Braga Afonso, quis ampliar ao máximo a performance fora de estrada de um veículo que originalmente já é excelente.

A gigante de lado

A gigante de lado

Todo o trabalho foi feito pela 4 Wheel Garage – oficina especializada em 4×4, localizada no Jardim da Saúde, próximo da Av. Ricardo Jafet.  Segundo o diretor da 4WG, Kauan Stuchi, o forte da 4WG é a instalação de acessórios, peças, pneus e rodas, lifts de suspensão e carroceria, adaptações e preparação de carros para o fora de estrada, nos mais diversos níveis de necessidade e aplicação.

The Monster "sentindo" o terreno

The Monster “sentindo” o terreno

Lá também são feitos trabalhos de manutenção preventiva em veículos de toda a família Jeep, e picapes e 4×4 em geral.

“Essa Triton Savana foi bem modificada, teve a suspensão aumentada em seis polegadas (15, 24 centímetros), ganhou pneus lameiros 37” x 12 x 17”, rodas especiais Tuff; a carroceria foi totalmente envelopada, o que além de proteger a pintura original confere originalidade ao modelo. O chip de injeção do motor foi reprogramado na 4WG com mapas da empresa REIKO o que gerou um ganho notável de cavalaria. Originalmente o motor Common Rail DI-DH Diesel 3.2 litros produz 180 cavalos e 38 kgfm de torque. Com o remapeamento ela gera 260 cavalos e 65 kgfm de torque. Força bruta!

Preparação do veículo exige trabalho e perícia

Preparação do veículo exige trabalho e perícia

O modelo apresenta ainda snorkel, bagageiro e rock slider (estribos especiais) originais da série Savana, pranchas de desatolamento e protetores especiais por toda a parte inferior.

4wheel 300x600px banner site

Gostou do trabalho? Entre em contato com a 4 Wheel Garage: www.4wg.com.br

As alterações de lift na suspensão fizeram a L200 aumentar seis polegadas

As alterações de lift na suspensão fizeram a L200 aumentar seis polegadas (15, 24 centímetros)

A palavra do dono

“Era um sonho antigo de ter o ‘meu carro’, quero dizer, fazer um veículo, planejar cada etapa, estudar cada peça e acessório e, enfim, iniciar a sua execução. Um grande amigo, Fernando, me apresentou à família 4×4. Eu já gostava do espirito, do contato com a natureza, da oportunidade de superar desafios e obstáculos e só faltava o estimulo para entrar neste mundo de “corpo e alma”, e o fiz em conjunto com bons amigos e nos tornamos uma grande família, literalmente, entrei com a minha família para a família 4×4, as primeiras trilhas, os primeiros atoleiros, as viagens e os amigos, tudo isso, começou em Abril de 2015, quando escolhi que o “Bruto” que me acompanharia nesta jornada seria uma L200 Triton Savana 2015, esta amarelinha me acompanhou e foi minha grande parceira por muitas aventuras, com minha Zequinha do coração, a Tatiana.

Olha o trem...

Olha o trem…

 

Instalação dos protetores inferiores

Instalação dos protetores inferiores

 

Mas faltava realizar o sonho de ter o meu 4×4. A oportunidade de montar um veículo único se materializou na Amarelinha. Como o carro ficaria grande, começamos com a escolha das proteções, afinal, sempre fui prevenido e não gostaria que sofrer um problema mecânico grave que me atrapalhasse nas jornadas off-road.

Detalhe do trabalho nos amortecedores. Suspensão é destaque do modelo

Detalhe do trabalho nos amortecedores. Suspensão é destaque do modelo

Na primeira fase foram instalados os protetores de Cárter, Transmissão e Tanque, todos encomendados com o amigo Leo da ADX. Dez meses se passaram e tive a certeza que era hora de transformar um planejamento detalhado em realidade, era a hora de “crescer”, fui então até a Four Wheel e tive um trabalhão para convencer o amigo Kauan a encarar esta jornada, afinal eram muitas preocupações, informações e avisos, mas sou um homem insistente e o meu amigo topou o desafio e começamos a materializar o sonho.

Preparação da base e instalação do guincho

Preparação da base e instalação do guincho

E daí vieram o kit de suspensão Off-Shock 3,5”, Kt de Body Lift de 4” e o grande desafio, fazer ‘entrar’ os pneus BF Mud 37×12,5×17, um último jogo de rodas Tuff Country T-01 – 17×8”, e a Amarelinha cresceu. São mais de 150 peças no kit de Body Lift, ajustes, estudos, encaixes, testes e, finalmente, tínhamos chegado ao “Estado máximo da Arte”.

Vamos mergulhar?

Vamos mergulhar?

Meu irmão Demétrio a batizou então de “The Monster”, nome mais que apropriado para o porte do veículo.  Para proteger a carroceria foi feito um lindo envelopamento que a deixou com um Amarelo ainda mais bonito, além dela ter ganhado faróis de milha Hella, uma barra de led, defletor de teto, protetores de coifa e ABS, Rock Sliders laterais e traseiros e um robusto guincho Come-up DV-15 (15.000Lbs)

Note o grande curso de suspensão traseiro

Note o grande curso de suspensão traseiro

Para dar um fôlego vigoroso para toda esta estrutura, decidimos por reprogramar o chip de injeção do motor na empresa Reiko. Além de ajustar a calibragem da turbina, elevamos sua capacidade de 180 para 270 cavalos.

Uma Triton Savana para qualquer caminho

Uma Triton Savana para qualquer caminho

Às 2 horas da madrugada da sexta-feira, antes do início do carnaval, estava saindo com a The Monster da oficina para nossa primeira viagem e teste em ambiente de trilha. Foi um prazer, uma recordação que ficará na memória para sempre, toda trilha tem o seu significado, sua importância e uma história de emoção e realizações, mas agora, estava embarcado na minha viatura com mais de 2,20 metros, com força e vigor para superar todos os desafios e com um guincho gigante, com mais de 75 kg, para “puxar” os amigos, porque a “The Monster” não cresceu para atolar rsrsrs…

IMG-20160228-WA0014

E as emoções não param, na próxima fase o Kauan já tem trabalho, vamos colocar bloqueio de diferencial ARB dianteiro e traseiro e fazer desta Monstra das trilhas um animal ainda mais nervoso…

Rodrigo e Tatiana, com a The Monster ao fundo. Que venham muitas histórias e trilhas...

Rodrigo e Tatiana, com a The Monster ao fundo. Que venham muitas histórias e trilhas…

É isso amigos, quando escutarem um grito alto e verem no retrovisor uma grande mancha amarela, saibam que a The Monster está entrando para fazer história em mais uma trilha.

IMG-20160228-WA0011

 

4wheel 300x600px banner site