Para os amantes de carros e velocidade, é quase impossível não sonhar com alguns dias de férias pela estrada, desbravando lugares desconhecidos e incríveis pelo mundo. A grande recompensa é sair do lugar comum e explorar o que há fora das estradas convencionais, o famoso off-road. O termo vem do inglês e é usado para tudo que é fora da estrada, seja esportivo ou automobilístico.

Essa prática de atividades off-road tem conquistado cada vez mais adeptos, de diferentes lugares do mundo, que desejam um pouco mais de aventura e contato com a natureza. E é possível fazer atividades off-road de diversas formas, porém uma das mais comuns é utilizando um carro potente, que aguente os trajetos mais irregulares das estradas. Em geral são os carros tipo 4×4, que conseguem passar por locais mais alternativos, com muita terra, lama, pedras, areal e até mesmo água, dependendo da quantidade de água no terreno.

Para quem já era fã da atividade, ou ficou interessado agora, confira a seguir alguns dos melhores lugares do mundo para atividades off-road.

Lake District National Park, Inglaterra

Esse parque nacional ao norte da Inglaterra é repleto de paisagens de tirar o fôlego, e toda uma gama de pistas off-road. É possível trazer o próprio veículo para dirigir no parque, ou alugar no local, com agências especializadas. É importante lembrar apenas da autorização temporária para dirigir pelo parque antes de iniciar a jornada. 

Jalapão, Brasil

Um dos melhores lugares no Brasil para fazer off-road. Localizado no estado de Tocantis, o parque nacional do Jalapão tem um terreno arenoso, durante o período de secas, e pouco acidentado. Um veículo 4×4 comum basta para começar a aventura na região. A experiência off-road permite conhecer o parque de forma diferente, explorando todos os cantos e cenários, seja de cachoeiras ou dunas. 

Ellis Track, Austrália

Uma trila feita para amantes de aventura. São 3,5 km de colinas ingrimes, pedras enormes e valas, no lado leste de Melborne, Austrália. Durante o verão as pistas são mais secas, mas no inverno, o barro vermelho fica mais escorregadio, deixando a aventura mais emocionante ainda. A dica é ir em dupla e revezar a navegação com o parceiro, para que os dois tenham a experiência completa.

Estes são apenas alguns dos melhores lugares para dirigir ao redor do mundo. É importante lembrar que dirigir off-road é completamente diferente do que dirigir em uma estrada convencional. É necessário técnica, habilidade na direção e muita cautela. Também é importante manter o controle da velocidade, para facilitar o domínio do carro, principalmente em uma situação de emergência, que necessite de reflexo imediato. Além disso, uma velocidade muito rápida em determinados terrenos, desgasta os pneus com mais rapidez e facilidade.

Outra dica importante é manter a manutenção do carro em dia, verificar os pneus e a tração dos mesmos, antes de sair para uma longa jornada, bem como baterias, luzes e combustível. O preparo e organização ajudam a manter a viagem divertida e inesquecível.