O jipe Stark volta às trilhas

 

 

Jipe que foi criado em Joinville, SC, teve a produção transferida para Sobral, SC, quase virou uma marca chinesa. Agora ele volta ao mercado por ação da Gama 4×4, loja de peças e acessórios para veículos 4×4. É uma nova fase para o esse belo 4×4 nacional

Texto e Fotos James Garcia

 

 

Tac Stark: design moderno e robustez

 

 

O Stark foi concebido pela TAC – Tecnologia Automotiva Catarinense, sediada em Joinville, através de uma iniciativa da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC).

 

 

Desde sua criação, na primeira metade dos anos 2000, o jipe surgiu, chamou atenção, mudou de casa (foi transferido para Sobral, no Ceará), quase se tornou chinesa – houve notícias de negociação com a desconhecida Zotye, que não se confirmaram, e depois voltou ao ostracismo.

Sem grandes investidores ou uma marca forte por trás, o projeto nunca teve uma produção seriada de verdade, mas ao mesmo tempo nunca foi encerrado.

 

Interior do Stark: conforto e bom acabamento para um jipe

 

 

E agora busca novamente um lugar ao sol nos terrenos off-road brasileiros, em uma parceria com a loja conceitual Gama 4×4, que pretende se tornar o maior revendedor da marca em São Paulo.

 

 

Qualidades para ser um sucesso não faltam: o jipe oferece concepção simples e robusta, sem deixar de ser moderno.

Inicialmente equipado com um motor VW AP 1.8, logo teve o propulsor substituído pelo motor FTP S23 diesel 2.3 turbointercooler, com quatro cilindros, injeção direta common-rail com 127 cavalos a 3.600 rpm, com torque de 30,6 kgfm a 1.800 rpm, de origem italiana (Fiat Powertrain Technologies) e fabricado atualmente no Brasil, em Sete Lagoas, MG.

Esse motor equipava, na Europa, utilitários como o Fiat Ducato, Peugeot Boxer e Citroën Jumper.

 

Tração 4×4 e reduzida na alavanca

 

A transmissão é manual, fornecida por uma caixa mecânica Eaton FS2405 de cinco velocidades e a tração na quatro rodas com reduzida é gerido pelo clássico sistema de caixa de transferência, no caso uma Borg Warner. Os diferenciais são Dana 44.3, com opcional de bloqueio 100% para os dois eixos.

 

 

 

Chama atenção o fato do carro ser construído sobre uma robusta estrutura de chassi tubular (com um santo-antônio integrado)  montada sobre suspensão individual nas 4 rodas, com braços em duplo “A”, dois amortecedores por roda e um curso de 180 milímetros na traseira e 160 na frente. O vão livre é de excelentes 24 cm (o eixo dianteiro do é o ponto mais baixo).

 

Stark em exposição na loja Gama 4×4. Note os angulos de entrada e saída

 

 

Os ângulos são dignos de um puro sangue off-road: 49º de ataque e 44º de saída são respectivamente de 49º e 44º.
O jipe conta com freios a disco ventilado nas 4 rodas, direção hidráulica, ar condicionado, vidros e travas elétricas, carroceria para 4 lugares individuais com painéis de material composto e plásticos de engenharia, com bom acabamento.

Bem projetado, o Stark tem ótima relação peso x potência e certamente é um dos jipes mais equilibrados, estáveis e confortáveis já produzidos por aqui. Os números são notáveis. “O Stark é 600 quilos mais leve que o novo Troller, o seu concorrente direto”, comentou Junior Gama, responsável pela Gama 4×4.

 

 

Como os componentes mecânicos são Eaton e Dana, em sua maioria iguais ou similares aos do Troller, Junior exaltou as diferenças do jipe. “A suspensão independente, com dois amortecedores por roda, proporciona mais estabilidade em curvas na terra ou no asfalto. Além disso, o Stark faz curvas bem fechadas sem precisar de muitas manobras. E para completar, pode ser equipado com pneus de até 35 polegadas, sem a necessidade de levantar ou modificar o veículo”, ressaltou.

Itens que anteriormente tiveram problemas de durabilidade foram substituídos por peças bem mais resistentes, um bom exemplo são as juntas homocinéticas. “As pontas de eixo dianteiras, que eram o ponto fraco na versão anterior, foram substituídas e estão bem mais reforçadas agora. As pontas de eixo traseiras também foram trocadas”, informou.

 

A estrutura tubular forma uma resistente gaiola de proteção

 

Junior informou ainda que já estão sendo cadastradas oficinas especializadas para a realização de assistência técnica.

O Stark será comercializado com valores a partir de R$ 99.000,00 e a Gama irá avaliar e receber outros veículos na troca.

 

Note a estrutura nas laterais

 

Além disso, poderá equipar e customizar o jipe de acordo com o gosto e necessidade de cada cliente.

É um excelente passo para o retorno definitivo desse 4×4 genuinamente nacional, com qualidades off-road inquestionáveis.

 

Dois amortecedores por roda

 

Um jipe que os brasileiros precisam conhecer e explorar mais.

Mais informações: www.gama4x4.com.br

 

 

Ficha Técnica – Tac Stark

 

 

Ficha Técnica

Motor
FPT 2.3L Turbo Diesel Intercooler Eletrônico Commom Rail
Potência líquida máxima (127cv/3600rpm)
Torque líquido máximo (300Nm/1800rpm)

 

 

Transmissão: 
Mecânica caixa Eaton FS2405 de 5 marchas sincronizadas, tração nas quatro rodas com reduzida BorgWagner e diferenciais Dana 44.3 com bloqueio na traseira.

Suspensão:

 

 

Dianteira e Traseira Independentes com braços duplo A, molas helicoidais e duplo amortecedor
Curso de Suspensão Dianteira 160mm
Curso de Suspensão Traseira 180mm

 

 

Caster 5 graus
Camber 0 grau
Inclinação pino mestre 15 graus
Braço à terra 32 mm
Freios: 
Hidraúlico com ação nas 4 rodas, servo-acionados e 2 circuitos em diagonal. Discos ventilados na dianteira e traseira.
Pneus: 
ATR 255/70 R16″
Direção: 
Hidraúlica, tipo pinhão e cremalheira

 

 

Dimensões: 
Comprimento 4083 mm
Largura 1880 mm (nos espelhos retrovisores externos)
Altura máxima 1900 mm
Entre-eixos 2540 mm
Bitolas D/T 1574 mm

 

 

Altura livre do solo:
Eixo dianteiro: 240 mm
Eixo traseiro: 255 mm
Entre eixos: 300mm

Capacidade: 
Ângulo de ataque 49 graus
Ângulo de saída (estepe) 44 graus
Ângulo de rampa 29 graus
Tanque 70 litros

 

 

Carroceria 
4 lugares em material composto e plástico de engenharia

Peso 
– Vazio 1635kg
– Carregado 2010kg

Peso/Potência 
12,9 kg/cv
Peso/Torque
5,45 kg/nm