Nissan Navara Dark Sky Concept, um laboratório móvel de última geração

Conceito Nissan Navara Dark Sky Concept é apresentado no Salão de Hannover

 

Desenvolvido no Reino Unido, em parceria com a Agência Espacial Europeia, laboratório móvel é a picape mais inteligente da Nissan

 

 

 

A Nissan acaba de revelar, na edição 2018 do Salão do Automóvel de Hannover, a picape Nissan Navara Dark Sky Concept, um conceito de outro mundo que comprova que o céu nunca é o limite.

 

 

Desenvolvido no Reino Unido, em parceria com a Agência Espacial Europeia (ESA), o carro-conceito funciona como laboratório astronômico móvel, equipado com um telescópio de observação de ponta, em um reboque especialmente customizado para uso no fora de estrada. Apresentando a última materialização da Mobilidade Inteligente da Nissan, o veículo é equipado com o sistema ProPILOT de tecnologia de assistência ao motorista, cuja atualização faz desta a picape mais potente para um reboque fácil e seguro.

 

 

A ESA está mapeando as estrelas com uma precisão jamais vista por meio do satélite Gaia, que já observou mais de um bilhão de estrelas. A picape Nissan Navara Dark Sky Concept contribui para este projeto ajudando os astrônomos a monitorar as observações astronômicas em condições de céu escuro (dark sky), a partir de locais de difícil acesso e distantes das luzes artificiais noturnas das áreas urbanas, que prejudicam a visibilidade.

 

 

O veículo inclui uma série de sistemas inteligentes, que foram atualizados para satisfazer as necessidades dos clientes de veículos comerciais leves:

  • O ProPILOT melhora o controle do motorista, associando as tecnologias de assistência ao controle da direção e Controle Inteligente de Velocidade de Cruzeiro, que mantêm tanto a distância em relação ao veículo da frente quanto a posição centralizada do item rebocado em condições de condução em uma única faixa de rodagem, mesmo em curvas.

 

  • Já a Visão 360º com Sistema Inteligente de Câmeras foi atualizada para se tornar compatível com o uso de um reboque, dando ao motorista uma visão de pássaro ao redor do veículo e da carreta, facilitando as manobras de estacionamento.

 

 

  • O Monitoramento Inteligente de Pontos Cegos foi aperfeiçoado para destacar objetos que não podem ser vistos no entorno do reboque.
  • O Alinhamento Inteligente para Engate de Reboque permite que o carro controle o esterçamento, aceleração, frenagem e mudança de marchas, para que possa manobrar automaticamente e se alinhar em relação ao reboque, facilitando o engate.
  • Os pacotes portáteis de baterias da Nissan utilizam a tecnologia elétrica veicular do Nissan LEAF para garantir uma fonte de energia auxiliar, mesmo nos locais mais remotos.

O reboque carrega o telescópio PlaneWave, de altíssima potência. As tecnologias de Mobilidade Inteligentes da Nissan foram atualizadas para permitir que o telescópio seja transportado para locais remotos e selvagens, com condições de céu escuro.

“A picape Nissan Navara Dark Sky Concept permite observações astronômicas em locais bastante remotos, evitando a poluição luminosa, além de transportar telescópios de forma fácil e segura”, comentou Fred Jansen, gerente sênior da ESA na missão Gaia. “Telescópios como este do reboque são necessários em estudos de planetas e estrelas de nossa galáxia, permitindo campanhas de monitoramento baseadas na Terra, por meio de dados disponibilizados pela Gaia”.

 

 

O design da picape Nissan Navara Dark Sky Concept foi inspirado no cosmos. A pintura escura da carroceria exibe uma padronagem que remete às nebulosas, enquanto a parte interna foi criada em tons escuros fazendo referência ao céu noturno, com tons de laranja associados ao pôr-do-sol. Nos bancos, toques em laranja refletivos aumentam a visibilidade dentro do veículo para evitar o uso de lanternas que poderiam atrapalhar a visão noturna do astrônomo.

Como a luz vermelha afeta menos a visão noturna dos humanos, tanto o veículo como o reboque utilizam exclusivamente lâmpadas vermelhas para não prejudicar a visão durante as observações.

 

 

Graças à parceria com a ESA, o módulo de reboque também integra uma atmosfera refrigerada especial, permitindo que o telescópio se mantenha estável e calibrado na temperatura ideal para transitar em qualquer local.

Assim que chega ao destino desejado e de difícil acesso, o teto mecanizado do módulo de reboque pode ser aberto para focalizar o telescópio no céu noturno. Com um espelho (primário) de 40 cm, ele tem capacidade para fornecer visões detalhadas além dos anéis de Saturno, de galáxias distantes, nebulosas e supernovas.

 

 

A picape Nissan Navara Dark Sky Concept é um projeto robusto, que coloca as necessidades do negócio em destaque. Ela conta com um engate para reboque seguro, associado a um chassi reforçado com oito barras transversais, bem como um motor 2.3 l diesel de duplo turbo que entrega 190 cavalos e torque de 45 kgfm, permitindo que a picape Navara enfrente terrenos difíceis em áreas remotas, além de suportar o peso do módulo que carrega o telescópio.

A picape Navara e o reboque são equipados com a bateria xStorage ROAM, que utiliza a tecnologia de baterias da marca para veículos elétricos, já testada e aprovada. Quando conectada à docking station, a bateria está sempre carregando, estando pronta para o uso quando necessário.

 

 

Outros recursos inteligentes incluem Wi-Fi e computador portátil com estação UHF para transmitir dados de forma instantânea, a partir de qualquer parte do planeta. Oito unidades combinadas de radar, em cada canto do veículo e do reboque, atualizam o motorista a respeito do entorno do veículo, por meio da tela sensível ao toque do sistema NissanConnect de infoentretenimento, localizado no painel de instrumentos.

As tecnologias de Mobilidade Inteligente da Nissan trabalham juntas para fazer da Nissan Navara Dark Sky Concept a picape mais inteligente de sua categoria no quesito reboque.

 

 

Sistemas de ponta da Mobilidade Inteligente da Nissan permitem que a Navara manobre o reboque do telescópio para a posição ideal. Radares com sensores e câmeras fazem uma varredura do terreno, para encontrar o lugar certo para estacionar e estabilizar o reboque. A altura total da Nissan Navara Dark Sky Concept foi aumentada em comparação à picape Navara de série, criando uma altura maior ainda em relação ao solo para melhorar a capacidade do veículo de ir para “qualquer lugar”.

Após o Salão do Automóvel de Hannover, a Nissan vai doar o telescópio para incentivar o espírito de exploração e aventura, inspirar e educar as futuras gerações.

 

 

 

Ficha técnica
Dimensões
Comprimento total (Navara e trailer): 9,680 mm
Comprimento (picape): 5,400 mm
Altura (picape): 1,920 mm
Entreeixos (picape): 3,198 mm
Rodas (picape): 20 polegadas
Comprimento do reboque: 4,060 mm
Altura do reboque: 2,060 mm
Rodas do reboque: 16 polegadas