Jeep Cherokee Sport 1997 MCustoms – Preparação na medida exata

Por James Garcia

Jeep Cherokee: uma das melhores relações custo x benefício no mercado de 4x4 usados

Jeep Cherokee: uma das melhores relações custo x benefício no mercado de 4×4 usados

 

A MCustoms, empresa especializada na personalização e customização de veículos, segue realizando trabalhos de alta qualidade no que se refere a melhorias e aperfeiçoamentos em sistemas de suspensão de modelos 4×4 atuais, bem como no potenciamento dos veículos, fazendo mudanças e remapeamento de chips de potência.

 

Esse Cherokee recebeu mudanças não muito radicais, mas deixaram o carro versátil para inúmeras utilizações

Esse Cherokee recebeu mudanças não muito radicais, mas deixaram o carro versátil para inúmeras utilizações

 

Mas dessa vez vamos mostrar o carro que o diretor da MCustoms, Marcelo José Chibirca, utiliza para fazer suas incursões off-road mundo afora e também nas trilhas 4×4, que realiza no espaço fora de estrada do Box 54, um espaço 100% dedicado ao automobilismo em suas mais variadas vertentes, que fica localizado em Araçariguama, cidade próxima de São Roque, em São Paulo. O Box 54, aliás, será tema de outras matérias no futuro, por hora vamos nos ater ao Cherokee Sport 97 de Marcelo.

 

Marcelo  da MCustoms, sua "Cheroka" e o Box 54. Ótima parceria!

Marcelo da MCustoms, sua “Cheroka” e o Box 54. Ótima parceria!

 

Sobre o carro, ele foi enfático: “quer um bom 4×4 para fazer trilhas e andar com conforto pela cidade, com o melhor custo x benefício possível? Jeep Cherokee de gerações mais antiga”, comentou, na lata e sem rodeios. Claro que como qualquer outro carro usado, deve-se ter cuidado na hora de comprar. “Verificar o funcionamento da tração, transmissão e do motor são fundamentais. “, comentou, lembrando também que sistema de arrefecimento de veículos mais antigos necessita de cuidados extras. “Como você não sabe o histórico do carro, troque radiador, polia e correias. Não é um investimento alto e o benefício, nesses casos, é muito grande”, informou com sapiência.

 

O carro é utilizado nas trilhas e eventos da MCustoms

O carro é utilizado nas trilhas e eventos da MCustoms

 

 

junho-2016

 

O Jeep Cherokee Sport da MCustoms é um modelo 1997, equipado originalmente com motor à gasolina, com 6 cilindros em linha, 177 cavalos e 29,6 quilos de torque (kgfm). A transmissão é automática de quatro marchas e a tração 4×4 via caixa de transferência Select-Trac. Uma das posições do seletor de tração no câmbio, a 4×4 Part Time, faz com que o 4×4 seja acionado só em casos extremos. É um sistema inteligente, que entra em ação automaticamente, conforme as condições do piso, como atoleiros e pistas escorregadias.

 

img_20161206_115230120

 

Muita gente pensa logo em consumo, mas sejamos sinceros, quando o tema é 4×4 com desempenho, a palavra economia de combustível quase nunca cabe na mesma frase. Os números, porém, não são fora da realidade. Marcelo contou que na cidade, a média é de 4,5 km/l, enquanto na estrada já chegou a fazer 7,7 km/l.

 

img_20161206_120603854

 

A suspensão é constituída por eixos rígidos e feixes de molas, sistema clássico, porém robusto e muito funcional. O 4×4 conta ainda com direção hidráulica, ar-condicionado, trio elétrico, rodas de liga-leve, travas por controle remoto e um bom sistema de som. Por dentro, a única modificação observada é o rádio PY, fundamental para quem faz trilhas em lugares remotos.

 

Será que estava fácil esse lamaçal?

Será que estava fácil esse lamaçal?

 

Para o seu carro, Marcelo optou por uma configuração de upgrade não muito radical, mas ainda assim interessante e versátil – o carro fica ainda melhor nas trilhas e fica ótimo na cidade e nas estradas, fundamental para quem gosta de viajar.

 

img_20161206_115242147

 

Para tal modificação o Jeep ganhou kit de suspensão de 3″, com substituição das molas dianteiras, adição de mais molas na traseira, troca dos amortecedores originais por modelos especiais da MCustoms. Os braços inferiores da suspensão também foram trocados. Isso tudo ocorreu no momento em que o dono iria trocar os pneus originais, que é como quase sempre nascem esses projetos de customização.

 

unnamed

 

No lugar dos pneus 225 /70 15″, entraram os Dunlop MT 31″ x 10,5″ x 15, que conferiram não só um visual mais robusto, como desempenho aprimorado.

 

unnamed-3

 

Se interessou em montar um conjunto semelhante, mesmo em outros modelos? Entre em contato com o pessoal da MCustoms, oficina especializada em preparar e customizar veículos.

A MCustoms está localizada na Rua José de Almeida, 1428, Vila Medeiros, Zona Norte de São Paulo.

Watsapp 11-94331-7040 ou pelo email contato@mcustoms.com.brwww.mcustoms.com.br

 

unnamed-1