IV Copa Trancos & Barrancos reúne famílias e competidores de quatro estados em Canela

Competição realizou primeiro rally de regularidade com UTVs no Rio Grande do Sul e ainda contou com as categorias Graduado, Turismo e Especial 4×4

Texto e Fotos Aline Ben

 

O Campeão da Categoria Graduados comemora em alto nível

 

 

A chuva que caiu na região da Serra Gaúcha no último feriado não assustou os cerca de 60 competidores que vieram de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul para participar da IV Copa Trancos & Barrancos. O evento aconteceu nos dias 12, 13 e 14 de outubro em Canela e reuniu muitas famílias que aproveitaram o final de semana de off-road em uma das regiões mais lindas do país. Além das categorias de carros Graduado, Turismo e Especial 4×4, a competição inovou realizando o primeiro rally regularidade com UTVs no Rio Grande do Sul.

 

Briefing antes da prova

 

Com tantas cidades diferentes envolvidas nesta edição da Copa T&B os pódios não poderiam ser mais diversificados. Na categoria Graduado, a mais disputada, feras do rally regularidade fizeram a festa na região de Canela e competidores de três estados ocuparam os lugares no pódio da classificação geral. No topo, os grandes campeões foram o piloto Victor Pudell, de Toledo-PR, e o navegador Claudemir Hubner, de Caçador-SC. “Foi um prazer participar da Copa T&B, a organização está de parabéns, foi tudo perfeito. As trilhas ficaram ainda mais apimentadas com a chuva, conseguimos manter a concentração desde o início e finalizamos com o título”, comenta Claudemir.

 

 

Ainda na categoria Graduado, duas duplas empataram em pontos na segunda e terceira colocações, forçando o desempate pelo regulamento da competição. O piloto Everton Gratt, de Capinzal-SC, e o navegador Wesley Sari, de Água Doce-SC, que haviam vencido o primeiro dia de provas, ficaram com a segunda colocação na classificação geral, seguidos por uma dupla carregada de títulos nacionais, o piloto Gustavo Schmidt, de São José-SC, e o navegador Enedir da Silva Junior, de Chapecó-SC.

 

Campeão Turismo

 

O terreno molhado e com muito barro exigiu habilidade dos pilotos e fez os carros derraparem e levantarem água no trajeto. Alguns veículos não resistiram e ficaram de fora da prova. Na Turismo, um casal de Joinville formado pelo piloto Rodrigo Borges e pela navegadora Tamara Sardagna, precisou trocar um pneu no final do segundo dia de prova, mas ainda assim garantiu o primeiro lugar na classificação geral. Na categoria Especial 4×4, Santa Catarina novamente foi destaque com o primeiro lugar do piloto Naor Petry e da navegadora Gisela Zuge, que vieram de Joaçaba para participar da Copa T&B. O pódio da categoria foi o mais diversificado, sendo completado por competidores de quatro estados diferentes.

 

Campeão Especial 4×4

 

 

Mesmo quem ficou de fora do pódio fez a festa em Canela. O casal de São Paulo da categoria Turismo formado pelo piloto Gustavo Amorim e pela navegadora Débora Bonatti aproveitaram para conhecer a Serra Gaúcha e passar as férias no estado. “Uma das coisas mais legais foi a prova acontecer em um lugar tão especial para fazer turismo, conhecemos bastante coisa. Já a prova foi um aprendizado muito grande para nós. Nunca tínhamos feito uma prova tão pegada, e no primeiro dia até perdemos o fôlego de tão emocionante que foi. Apanhamos muito, mas valeu a pena. A superação foi incrível. O carro respondeu muito bem, não atolamos e não perdemos nenhuma prova. Conseguimos completar os dois dias sem um arranhão no carro. Foi demais, uma das melhores provas que fizemos, com lama sempre é melhor”, vibra Débora.

 

UTV´s em ação

 

Estreia dos UTVs no Rio Grande do Sul

A categoria UTV foi a que mais chamou a atenção de quem acompanhou a IV Copa Trancos & Barrancos. Os UTVs (veículo utilitário de multitarefas, na tradução livre), são aqueles “carrinhos” também conhecidos por “gaiolas”, onde piloto e navegador competem em um veículo 4×4 com segurança similar a dos carros e emoção parecida com a das motos. A categoria vem crescendo muito no Brasil e já é a que mais tem aumento no número de participantes no Rally dos Sertões, principal competição do país.

 

Campeão UTV

 

Em Canela, os competidores dos UTVs sentiram ainda mais de perto o barro e a água que marcou os dois dias de prova e quem conquistou o primeiro campeonato de um rally de regularidade com UTVs no estado foi uma dupla já carregada de títulos da Copa T&B. O piloto que ficou em primeiro lugar foi Aurélio Bilhalva, de Pelotas-RS, que já é tricampeão da competição, tendo vencido os dois anos anteriores a Copa T&B pela categoria Graduado. Ao lado dele, o navegador Tiago Poisl, de Gravataí-RS, foi tetracampeão da competição, reunindo três títulos da Graduado e um nos UTVs.

Entre os competidores da categoria, o segundo lugar ficou com o piloto Jorge Luis Rien, de Passo Fundo-RS, e o navegador Lorenzo Torcato, de Viamão-RS. Lorenzo fez sua estreia no rally de regularidade. O novo competidor é filho do piloto atual campeão gaúcho, Fábio Torcato, e afirma que os conselhos do pai e do diretor de prova da Copa T&B, Alexandre Rech, foram fundamentais. “Consegui juntar muitos ‘macetes’ andando de zequinha com eles e observando tudo. Eu e meu piloto tentamos nos manter concentrados para não errar, mas com médias de 80 quilômetros por hora (com pinheiros passando do lado da tua orelha isso é bem rápido), infelizmente cometemos alguns erros e furamos três pneus, mas a prova estava literalmente perfeita e bem medida”, conta Lorenzo.

 

Jorge, Aurélio, Lorenzo e Tiago – da esquerda para direita

 

A organização da Copa T&B já confirmou a competição para o ano que vem na mesma data e local. Dias 12, 13 e 14 de outubro em Canela, na Serra Gaúcha, com largada, chegada e premiação no Hotel Pampas Fazenda. Com objetivo de aproximar o esporte da cidade onde ele acontece e dentro do projeto da equipe Trancos & Barrancos “Ação Off-Road Solidária”, na edição deste ano a competição arrecadou 555 quilos de alimentos não perecíveis com as inscrições para a prova. As doações estão sendo destinadas para duas entidades de Canela, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e a Associação Assistencial Dom Luiz Guanella (mantenedora do Centro Social Padre Franco).

 

Confira os pódios completos de todas as categorias:

 

PÓDIO GERAL GRADUADO | IV COPA TRANCOS & BARRANCOS (Piloto/Navegador)

 

Pódio Graduados

 

1º Victor Pudell (Toledo-PR) e Claudemir Hubner (Caçador-SC)

2º Everton Gratt (Capinzal-SC) e Wesley Sari (Água Doce-SC)

3º Gustavo Schmidt (São José-SC) e Enedir da Silva Junior (Chapecó-SC)

4º Vinícius Polati e Marcos Fernando Evangelista (Curitiba-PR)

5º Milton Dresch (Estrela-RS) e Thiago Silva (Gravataí-RS)

 

PÓDIO GERAL TURISMO | IV COPA TRANCOS & BARRANCOS (Piloto/Navegador)

Pódio Turismo

 

1º Rodrigo Borges e Tamara Sardagna (Joinville-SC)

2º Leandro Barazetti e Marcos Marchioro (Francisco Beltrão-PR)

3º Lauro “Papael” Gomes (Itapema-SC) e Ewerton Toledo (Caxias do Sul)

4º Sérgio Ricci e Augusto Zimmermann (Passo Fundo-RS)

5º Eduardo Casagrande (Alvorada-RS) e Carlos Guedes (Carlos Barbosa-RS)

 

PÓDIO GERAL ESPECIAL 4X4 | IV COPA TRANCOS & BARRANCOS (Piloto/Navegador)

 

Pódio Especial 4×4

 

1º Naor Petry e Gisela Zuge (Joaçaba-SC)

2º Walter Nacke (Francisco Beltrão-PR) e Giuliano Borazo (Guarapuava-PR)

3º Sérgio Maurano e Adriana Maurano (São Paulo-SP)

4º Mirela Starhan (Porto Alegre-RS) e Maurício Ibrahim (Chapecó-SC)

5º Renan Baumgartner e Maiara Baumgartner (Santa Rosa-RS)

 

PÓDIO GERAL UTVs | IV COPA TRANCOS & BARRANCOS (Piloto/Navegador)

 

Pódio UTV

 

1º Aurélio Bilhalva (Pelotas-RS) e Tiago Poisl (Gravataí-RS)

2º Jorge Luis Rien (Passo Fundo-RS) e Lorenzo Torcato (Viamão-RS)

3º Patrick Alves e Luciano Peruffo (Passo Fundo-RS)

4º Thompson Bezerra e Guilherme Barp Natal (Criciúma-SC)

5º Ricardo dos Santos (Criciúma-SC) e Fernando Vicente (Nova Veneza-SC)