Etapa de Guaíba encaminha final disputada nas três categorias do Campeonato Gaúcho de Rally Regularidade 4×4

Por Aline Ben da Costa

 

Campeão da Categoria Turismo

 

Durante a sexta-feira e o sábado, dias 4 e 5 de agosto, a cidade de Guaíba, na região metropolitana de Porto Alegre, recebeu a quarta etapa do Campeonato Gaúcho de Rally Regularidade 4×4. Com uma disputa acirrada na categoria Graduados, onde apenas um ponto separava cada um dos três primeiros colocados, a dupla formada pelo piloto Aurélio Bilhalva, de Pelotas, e pelo navegador Tiago Poisl, de Gravataí, ganhou as duas provas da etapa e abriu vantagem na liderança do campeonato. Depois dos resultados de Guaíba, o título da competição permanece em aberto nas três categorias, Graduados, Turismo e Novatos, e será definido apenas na final do campeonato agendada para os dias 3 e 4 de novembro, em São Francisco e Paula.

 

 

Aurélio e Tiago realizaram um campeonato regular desde o início, mas ainda não haviam subido no ponto mais alto do pódio. O troféu de primeiro lugar na etapa de Guaíba acabou chegando na hora certa, com o campeonato se encaminhando para a sua grande final. “Nós entramos muito focados, tivemos azar nas etapas anteriores com muitos problemas com o carro, mas nós sabíamos que a etapa de Guaíba seria um divisor de águas, ou a gente iria forte para tentar se manter na briga pelo campeonato ou ficaríamos bem distantes”, comenta o navegador.

 

Suzuki Samurai, veículo Campeão da Categoria Novatos

 

A categoria Turismo também contou com campeões inéditos no pódio deste ano. O piloto Marcelo Arruda, de Alvorada, e o navegador Pedro Pescador, de Porto Alegre, foram os grandes campeões na categoria intermediária da competição. Mesmo fora do pódio em Guaíba, o piloto Jeferson Silveira, de Gravataí, e a navegadora Giane Sohne, seguem liderando a classificação geral da categoria.

Já entre os Novatos, a dupla de Dois Irmãos, formada pelo piloto Francisco Weber e pelo navegador Felipe Müller, venceu a terceira etapa no ano e lidera o campeonato da categoria. No entanto, mesmo com os ótimos resultados, o título ainda não está garantido. “Nossos concorrentes estão indo bem, melhorando a cada etapa e chegando perto. A ansiedade está muito forte para a final do campeonato, mas eu e o Chico somos uma dupla de parceria forte, sabemos trabalhar bem juntos e isso nos ajuda bastante nas etapas”, diz Felipe.

 

Troller de Aurélio e Tiago, campeões da Graduados

 

Recepção calorosa em Guaíba

Toda a estrutura da competição no município, com largada e chegada dos veículos e premiação dos competidores, foi montada na beira do Rio Guaíba, localização rodeada de lindas paisagens que brindaram competidores e o público com um final de semana de sol e tempo bom. O município ainda contou com uma dupla de competidores participando da prova pela categoria Novatos. O piloto Edemilson Silveira e o navegador Felipe Cabral representaram Guaíba e ficaram em quinto lugar.

O prefeito José Sperotto esteve presente no evento, agradeceu aos colaboradores da Prefeitura que auxiliaram na montagem da estrutura de recepção e afirmou a vontade de receber novamente a competição em 2018. “Faço aqui uma convocação para que no ano que vem vocês façam a abertura do campeonato aqui no município de Guaíba. Também quero que vocês voltem e venham conhecer o lado cultural do município, além do nossos atrativos turísticos”, afirmou. Também estiveram presentes prestigiando o evento a vice-prefeita Cleusa Silveira, a secretária de Turismo, Desporto e Cultura, Cláudia Mara Rosa, o diretor de Esportes, Tiago Green e o secretário de Comunicação e Ação Comunitária, Pedro Tavares.

 

Tiago e Aurélio – Campeões da Graduados

 

Em 2017 a competição roda o Rio Grande do Sul pelo sétimo ano consecutivo reunindo competidores e amantes do mundo off-road. As cidades de São Francisco de Paula, Eldorado do Sul e Porto Alegre já receberam o campeonato deste ano e, depois de Guaíba, a cidade de São Francisco de Paula volta a receber o Campeonato Gaúcho para ser sede da final da competição nos dias 3 e 4 de novembro.

O Campeonato Gaúcho de Rally Regularidade 4×4 é realizado pela América Sul Off-Road, organizado pelo Rally Clube do Rio Grande do Sul e tem supervisão da Federação Gaúcha de Automobilismo (FGA).

Confira abaixo os pódios completos da etapa de Guaíba:

PÓDIO GRADUADOS (Piloto/Navegador)

 

1º Aurélio Bilhalva (Pelotas) e Tiago Poisl (Gravataí)
2º Rafael Cardoso (Novo Hamburgo) e André Santos (Pelotas)
3º José Neumann e Robson Roloff (Nova Petrópolis)
4ª Fábio Torcato (Porto Alegre) e Alexandre Rech (Caxias do Sul)
5º Daniel Caetano e Mário Costa (Pelotas)

PÓDIO TURISMO (Piloto/Navegador)

 

1º Marcelo Arruda (Alvorada) e Pedro Pescador (Porto Alegre)
2º Lauro “Papael” Gomes (Itapema-SC) e Daniel Antoniolli (Caxias do Sul)
3º Carlos Francisco Zanetti (Bento Gonçalves) e Carlos Guedes (Carlos Barbosa)
4º Carlos Ruschel e Eduardo Ruschel (Gravataí)
5º Mauro Sávio Soares Alves (Porto Alegre) e Raphael Moreira Flores (Rio Grande)

PÓDIO NOVATOS (Piloto/Navegador)

 

 

1º Francisco Weber e Felipe Müller (Dois Irmãos)
2º Lourenço Poletti Fritsch e Henrique Bajerski (Gravataí)
3º Renan Baumgartner e Maiara Baumgartner (Santa Rosa)
4º Léo Santos e Lucas Brum (Pelotas)
5º Edemilson Silveira e Felipe Cabral (Guaíba)