Copa Trancos & Barrancos e 44º Rallye das Praias reúne competidores de três estados em Palmares do Sul

Prova de abertura da temporada de rallys no Rio Grande do Sul aconteceu no último sábado, dia 24

 

 

Campeão Graduados (Fotos Aline Ben)

 

 

 

Carros 4×4 de vários modelos e também os UTVs fizeram a festa no litoral norte gaúcho no último sábado, dia 24 de fevereiro, em Palmares do Sul. A abertura da V Copa Trancos & Barrancos foi realizada com a 44ª edição do Rallye das Praias e reuniu 30 veículos e 60 competidores de três estados. Além dos representantes do Rio Grande do Sul, a competição atraiu pilotos e navegadores de Santa Catarina e do Paraná. Depois de cerca de sete horas de prova e mais de 200 quilômetros percorridos foram conhecidos os vencedores das categorias Graduado, Turismo, Novato e UTVs.

 

Campeão Novatos

 

A grande sensação da Copa Trancos & Barrancos tem sido aqueles veículos 4×4 multitarefas que são uma espécie de intermediário entre o quadriciclo e o carro. A competição realizou a primeira prova de rally regularidade com os UTVs no Rio Grande do Sul no ano passado e agora em 2018 os veículos estarão presentes novamente em todas as etapas.

 

 

Campeão Turismo

 

Em Palmares do Sul quem largou na frente foi a dupla campeã em 2017 pela categoria, o piloto Aurélio Bilhalva, de Pelotas, e o navegador Tiago Poisl, de Gravataí. “Tivemos a felicidade de fazer duas etapas muito boas. Foi uma prova que mudou muito, contou com muita areia e uma navegação intensa. A primeira etapa teve mais areia e laços compridos e a segunda foi mais longa, mais travada, e sentimos o cansaço, mas tivemos um desempenho ainda melhor”, comenta Tiago.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A dupla estreou um modelo novo de UTV em Palmares do Sul, o Can-Am Maverick X3. “É um veículo bem melhor do que o modelo que a gente usou na nossa primeira prova em Canela no ano passado e foi muito bem preparado. Na segunda etapa da prova passamos em meio a reflorestamento com galho, toco, pedra e buraco, mas o UTV é muito forte e passa por cima disso tudo. Agora vamos nos dedicar mais a essa categoria que vem crescendo muito, vem sendo muito competitiva, e é a mais próxima do rally de velocidade”, conta Tiago.

 

 

Entre os carros o destaque veio de São José, Santa Catarina. O campeão do Rally dos Sertões como navegador em 2016, Gustavo Schmidt, venceu a prova pilotando um Troller ao lado do navegador Gabriel Ramos Mores. “Foi uma prova muito boa e tivemos uma recepção excelente em Palmares. O Alexandre Rech (diretor de prova) está de parabéns por receber tão bem os competidores. A prova estava com médias tranquilas, sem forçar o carro, e exigiu bastante da metragem do navegador”, diz Gustavo.

 

Graduados

 

 

Na categoria Turismo, uma nova dupla de competidores se formou para participar da prova de Palmares do Sul e já estreou no topo do pódio. O piloto Matias Grazziotin, de Passo Fundo, e o navegador Ismael Peteffi, de Novo Hamburgo, se reuniram pouco antes da competição. “Foi a primeira vez que andamos juntos e tivemos um resultado surpreendente. A prova foi muito boa, com uma planilha rica nos detalhes e de navegação rápida. Também foi uma prova segura, pois foi preservada as médias mais baixas nos locais que precisam. Com experiência do meu piloto, conseguimos tirar alguns atrasos e chegar ao resultado satisfatório”, comenta Ismael, que estava há um ano sem competir.

 

Turismo

 

Entre os novatos, a dupla de Gravataí formada pelo piloto Lourenço Fritsch e pelo navegador Henrique Bajerski conquistou o topo do pódio pela primeira vez. “A prova foi muito técnica, com constante troca de médias de velocidade e com um terreno arenoso, o que dificultou a navegação. Meu piloto Lourenço está quase recuperado de uma cirurgia no braço, se superou na pilotagem e foi a chave principal para a conquista do primeiro lugar nesta etapa da Copa Trancos e Barrancos. Estamos confiantes que neste ano possamos subir mais vezes ao pódio, adquirindo conhecimento e experiência a cada prova que participamos”, comenta Henrique.

Novatos

 

A dupla vice-campeã da Novatos veio de Nova Petrópolis com incentivo especial. A piloto da categoria, Dalva Neumann, resolveu experimentar o esporte por incentivo do marido, o piloto da Graduados José Neumann, e estreou com um segundo lugar em Palmares do Sul ao lado do navegador Jonathan Grahl.  “Logo na largada o nervosismo e a ansiedade tomaram conta e estávamos perdidos, achando tudo muito rápido e confuso. Não conseguimos entrar na prova e demorou para pegarmos um pouco a manha das indicações, tempos e distâncias de uma referência até outra. Depois nos entendemos melhor e conseguimos entrar na prova. Começamos a gostar da coisa, nos animamos e conseguimos chegar ao final com a sensação de ter andado relativamente bem. Ser recebida pelo marido com um sorrisão no rosto e ver a alegria e a satisfação dele foi a cereja do bolo”, conta Dalva.

 

UTV´s

 

Em 2018, a Copa Trancos & Barrancos têm quatro provas programadas. Além de Palmares do Sul, já estão agendadas as datas de 19 de maio, quando a competição volta a contar com uma prova em Jaquirana, e 21 de julho, com cidade ainda a ser confirmada. A final da competição acontece em Canela, na Serra Gaúcha, no feriadão dos dias 12 e 13 de outubro.

Campeão UTV

 

Confira abaixo os pódios completos de cada categoria:

PÓDIO UTVs (Piloto/Navegador)

| Aurélio Bilhalva (Pelotas-RS) e Tiago Poisl (Gravataí-RS)
| Leandro Barazetti e Marcos Vinícius (Francisco Beltrão-PR)
| Ricardo Santos e Guilherme Natal (Criciúma-SC)
| Cristiano Vicente (Jaraguá do Sul-SC) e Sandro Mascarenhas (Porto Alegre-RS)
| Christian Hoerde (Eldorado do Sul-RS) e Jeteni Boeira (Gravataí-RS)

PÓDIO GRADUADO (Piloto/Navegador)

| Gustavo Schmidt e Gabriel Ramos Mores (São José-SC)
| Sérgio Ricci (Passo Fundo-RS) e André Lenger (Chapecó-SC)
| Milton Roberto Dresch (Estrela-RS) e Marcos Fernando Evangelista (Curitiba-PR)
| Rafael Cardoso (Novo Hamburgo-RS) e Tiago Silva (Gravataí-RS)
| José Neumann e Robson Roloff (Nova Petrópolis-RS)

PÓDIO TURISMO (Piloto/Navegador)

| Matias Grazziotin (Passo Fundo-RS) e Ismael Peteffi (Novo Hamburgo-RS)
| Eduardo Casagrande (Alvorada-RS) Gabriel Zanoni (Porto Alegre-RS)
| Carlos Eduardo Ruschel e Eduardo Ruschel (Gravataí-RS)
| Jader Mendes e Jader Mendes Júnior (Canoas-RS)

PÓDIO NOVATO (Piloto/Navegador)

| Lourenço Fritsch e Henrique Bajerski (Gravataí-RS)
| Dalva Neumann e Jonathan Grahl (Nova Petrópolis)
| Jose Luiz Todero (Caxias do Sul-RS) e Arthur Alves (Viamão-RS)
| Ricardo Luiz Zanin e Juliana Maschio (Passo Fundo-RS)
| Carlos Dias da Costa (Porto Alegre-RS) e Jackson Blauth (Alvorada-RS)