Competição inicia no próximo sábado, dia 7 de março, e reúne carros 4×4, UTVs e quadriciclos

Texto: Aline Ben da Costa/Comunicação 4×4

Estadual inclui as categorias de carros 4×4 Master, Graduado, Turismo, Turismo Light e Pais & Filhos, além de UTVs e Quadriciclos

Campeonato Catarinense de Rally Regularidade já é um dos rallys mais disputados do Brasil e a partir de 2020 vai sonhar mais alto e quer se tornar o maior estadual do país. Para isso, a competição uniu forças com outro campeonato tradicional de Santa Catarina, a Copa Scherer 4×4 Carbon Free. Com a união das duas competições foi criado o Campeonato Catarinense de Rally Scherer 4×4 Carbon Free, um evento que promete reunir o melhor do esporte em termos de organização, direção de prova, e, claro, os melhores competidores de rally regularidade do país. E esse desafio já começa no próximo sábado, dia 7 de março, em São Bento do Sul, cidade que respira automobilismo no estado e abriga um dos jeep clubes mais organizados do Brasil.

Em 2019 e início de 2020 pilotos e navegadores catarinenses foram campeões das maiores competições do país, como Sertões, Copa Troller, Troller Brasil Festival, Cerapió e Transparaná. Nada mais justo que organizar para estes competidores de ponta, um grande campeonato estadual capaz de reunir feras do rally regularidade ao mesmo tempo que incentiva novas duplas a iniciarem no esporte. Na união das duas competições tradicionais de Santa Catarina, o Campeonato Catarinense chega com números invejosos ostentando um dos maiores grids de 2019 e a Copa Scherer 4×4 Carbon Free empresta sua tradição de ser uma escola de formação de novos competidores, traz a força da Scherer Autopeças e a preocupação ambiental com o projeto “Carbon Free”.

Organização realiza curso de navegação gratuito na sexta-feira, dia 6 de março

Para a estreia dessas duas tradicionais competições na organização do estadual catarinense, o diretor de prova Alexandre Rech promete uma prova rápida com duas fazendas novas no roteiro, mesclando trechos de alta velocidade com pegadinhas especiais para os navegadores. No total, serão cerca de 140 quilômetros de prova, com 70 de especiais, a serem percorridos em três horas e meia. “Teremos um piso bem bom para acelerar e trechos onde os navegadores precisam estar atentos. Também vamos passar em uma região que tem um corredor pouco utilizado e quase parece uma trilha, mas bom pra utilizarmos na prova. Na parte final vamos andar na Fazenda Evaristo, em Rio Negrinho, que tem uma pista de veloterra e muita pegadinha. É onde a gente vai encerrar o evento, dali o pessoal retorna para o Jeep Clube em São Bento”, explica.

Categorias e Inscrições

Para dar espaço a todos no Campeonato Catarinense de Rally Scherer 4×4 a competição conta com as categorias de carros 4×4: Master, Graduado, Turismo, Turismo Light e Pais & Filhos, além de UTVs e Quadriciclos. As inscrições para a abertura da temporada em São Bento do Sul são realizadas no site da Trecho 1 pelo endereço https://www.trecho1.com.br. No site também é possível consultar informações de hospedagem, programação completa, fotos das edições anteriores e conferir no blog #vamojunto notícias de outras provas e competições.

Calendário 2020 já inclui as cidades de Caçador e Brusque, quando a competição faz parte da Fenajeep

As inscrições para as categorias Master, Graduado, Turismo e UTVs tem investimento de R﹩ 350,00 e para Turismo Light, Pais & Filhos Quadriciclos o valor é de R﹩ 200,00. Cada inscrição inclui duas camisetas (categoria Quadriciclos inclui uma camiseta), seguro de prova contra terceiros e kit com adesivos.

E atenção! As inscrições ficam abertas somente até a sexta-feira, dia 6, às 21h30min. Não serão aceitas inscrições no dia da prova.

Doação de alimentos

Os competidores também estão sendo convocados a fazer a doação de cinco quilos de alimentos não perecíveis que serão encaminhados para uma das reflorestadoras que liberou as áreas para realização da prova de São Bento do Sul. “Eles têm um cadastro de famílias carentes e solicitaram essa nossa participação como uma contrapartida pela liberação do uso das terras. Então na abertura da temporada, além do projeto Carbon Free, também teremos mais essa atividade de solidariedade”, conta Rech.

Campeonato Catarinense e Copa Scherer unem forças em 2020 para organizar um dos maiores estaduais do país

Programação

Toda a programação da abertura da temporada acontece na sede do Jeep Clube São Bento do Sul. Na sexta-feira, dia 6, a Secretaria de Prova abre às 17h e encerra às 21h30min. O Jeep Clube está planejando uma recepção especial para os competidores e conta com espaço amplo para motorhomes e acampamento com segurança. Também é possível estacionar carretas e carretinhas e deixar pneus na infraestrutura do pátio.

No sábado, dia 7, a Secretaria reabre às 7h45min e o Briefing está marcado para as 9h15min. A largada do primeiro carro acontece às 10h01min e a previsão de retorno dos veículos é para as 14h e início da premiação para as 16h30min.

Curso de navegação gratuito

Ainda na sexta-feira, a organização vai realizar um curso de navegação gratuito para quem está iniciando no rally de regularidade. O treinamento será ministrado pelo diretor de prova Alexandre Rech. “Vamos montar o relógio de largada para o pessoal sincronizar os equipamentos e ter esse contato mais próximo, perder o medo e realmente aprender como funciona”, explicar o apurador de prova André Munhoz.

Programação em São Bento conta com premiação especial para as primeiras mulheres inscritas

Festival da Cerveja e prêmios especiais

No mesmo final de semana da abertura do Campeonato Catarinense de Rally Scherer 4×4 a cidade de São Bento do Sul também recebe o Festival da Cerveja Artesanal que acontece nos dias 7 e 8 de março. Em parceria com o evento, a competição vai premiar todos os campeões de todas as categorias (piloto e navegador) com ingresso para o festival. De acordo com o apurador da prova, André Munhoz, que é natural de São Bento do Sul, a cidade possui mais de 50 produtores artesanais de cerveja. “Eles estão todos expondo no evento e o festival também realiza um concurso com jurados de todo o país para premiar a melhor cerveja. O evento é bem bacana e vai no sábado até às 22h. Dá para o pessoal sair do rally e ir lá tomar um chope”, informa André.

Para celebrar o dia internacional da mulher, que acontece no próximo dia 8 de março, a organização do campeonato também vai premiar as SEIS PRIMEIRAS MULHERES INSCRITAS com um ingresso para o festival. As mulheres tem um incentivo a mais para garantir a sua inscrição o quanto antes, ampliar a presença feminina no rally e levar um ingresso para o Festival da Cerveja Artesanal de São Bento do Sul para programar a comemoração dos resultados da prova.

Calendário 2020

1ª Etapa: São Bento do Sul no dia 7 de março
2ª Etapa: Caçador no dia 18 de abril
3ª Etapa: Brusque (Fenajeep) no dia 13 de junho
4ª Etapa: Local em definição para prova do dia 17 de outubro
5ª Etapa: Local em definição para prova do dia 28 de novembro

Inscrições só serão aceitas até a sexta-feira, dia 6 de março, às 21h30min

Acompanhe a competição!

Participe das atividades do Campeonato Catarinense de Rally Scherer 4×4 Carbon Free acompanhando a página e os grupos do Facebook. No Instagram a competição está presente com o perfil @catarinenserallyscherer e também conta com Canal no YouTube, acesse e assista as aventuras de um dos maiores estaduais de rally regularidade do Brasil.

Compromisso ambiental

A especificação Carbon Free está ligada ao compromisso ambiental dos competidores, organizadores e patrocinadores do Campeonato Catarinense de Rally Scherer 4×4. Todo o carbono emitido pelos veículos é neutralizado por meio do plantio de árvores nativas. A atividade na maioria das vezes é realizada ainda em meio à prova. A cada 100 quilômetros percorridos por veículo, a organização garante que uma árvore seja plantada.