Programada para acontecer entre os dias 07 a 19 de janeiro, a Expedição Caminhos do Dakar 2019, irá percorrer algumasdas mais desafiadoras “especiais” do Rally Dakar, o maior rally do mundo, quejá passou 10 anos consecutivos pela Cordilheira dos Andes.

A partida será nafamosa cidade turística de Foz do Iguaçu, que faz fronteira com a Argentina e oParaguai e que é destino de milhões de turistas que visitam todos os anos asimponentes Cataratas, um cartão postal do brasileiro para o mundo. Osexpedicionários, que iniciarão suas atividades no dia 7/jan, poderão chegar comantecedência em Foz para curtir as muitas atrações que a cidade oferece!

Montanhas coloridas rumo a Laguna Brava

Após os procedimentos administrativos eum briefing explicativo acontecerá o jantar de confraternização do novo grupode expedicionários. A partir daí serão 12 dias repletos de aventura cortando asplanices argentinas com uma noite de descanso na pitoresca cidade de Corrientesa beira do Rio Paraná.. Em Thermas de Rio Hondo o grupo ficará hospedado àsmargens da represa com o mesmo nome, que inaugurará o primeiro visual de tiraro fôlego da viagem quando o sol se puser.

A partir do terceiro dia da expedição aaventura se intensificará, o comboio irá atravessar a pré-cordilheira passandopela Cuesta de La Chilca, uma das estradas não pavimentadas mais sinuosas domundo, com incontáveis curvas e desnível de mais de 1.300 metros de altitude.

As primeiras doses de adrenalina correrão no sangue dos viajantes neste dia. O grupo pernoitará na cidade de Belén, que por diversas vezes já foi cidade acampamento do Rally Dakar. Conhecida pelas altas temperaturas, pois está numa área desértica e localizada num vale entre montanhas, Belén é o ponto de partida para uma das maiores atrações da expedição, o Campo de Pedras Pomes, uma extensa área de formação de pedras vulcânicas de coloração branca que seformou a partir da espuma da lava de vulcões.

Cuesta Miranda

Neste dia a barreira dos 4.000 m de altitude será quebrada pela primeira vez. Os movimentos devem ser lentos esuaves para economizar a energia e se adequar ao pouco oxigênio presente no arrarefeito.

No dia seguinte o grupo deixará Belén e seguirá pela famosa estrada da aventura, a Ruta 40, até a Villa Unión, cidadeque já está inserida na Cordilheira dos Andes. Villa Unión será a base de saída para as grandes explorações desta expedição. A Cuesta del Viento, como diz onome, é um dos lugares com um vento constante e tão intenso que é palco todos os anos de uma das etapas do Campeonato Mundial de Windsurf. A beleza descomunal da Represa da Cuesta del Viento impressionará a todos. No dia seguinte será percorrido um verdadeiro ‘off road’ na Quebrada Del Yeso, um vale cercado por paredões verticais que muitas vezes ultrapassam os 400 m de altura. Este vale já foi palco de inúmeras provas especiais do Rally Dakar e sempre semostrou um grande desafio em função das dificuldades de transposição do seuterreno traiçoeiro. Na saída do vale avistaremos a montanha mais antiga do mundo,o Monte Famatina com mais de 6.000 m de altitude, faz parte uma cadeia demontanhas imponentes que se eleva além das nuvens.

Esfinge no Parque Ischigualasto

O nono dia da expedição será um dia completo de Rally Dakar, o grupo irá percorrer um trecho da prova especial que aconteceu em 2018, seguindo a planilha original do maior rally do mundo. Parte da etapa será por dentro do leito de um rio que poderá estar seco, mas ainda assim poderá ter muita água do degelo da Cordilheira dos Andes. Surpresas aguardarão o grupo durante esta travessia, porém o maior desafio ainda estaráCu4epor vir!

Cuesta de La Chilca

Acordar de madrugada será apenas uma parte do dia mais intenso desta expedição que sairá muito cedo para subir a cordilheira até a Laguna Brava, uma lagoa encrostada a 4.500 m de altitude com águas de cor azulada intensa. Se as condições climáticas permitirem, os expedicionários seguirão através de um off road verdadeiro (pois não existem estradas nesta área) numa região absolutamente inóspita e isolada até os 5.400m de altitude chegando em um dos  lagos mais altos do mundo, o Corona del Inca. Este é um lugar cheio de história e lendas, certamente um dos lugares mais belos do mundo para quem curte a natureza na sua forma mais pura e intocada! A paz e a energia do local serão um troféu que habitará as mentes de todos os expedicionários deste grupo, que nunca mais se esquecerão do lugar mágico e de beleza indescritível. Infelizmente, devido a grande altitude, o grupo deverá retornar rapidamente a Villa Unión para um merecido descanso e reflexão de todas as conquistas atingidas nestes 10 dias de aventura.

Rumo a Laguna Brava

Mas ainda não acabou. No dia seguinte a expedição irá visitar o Parque Nacional de Ischigualasto, um verdadeiro Jurassic Park da América do Sul. Formações geológicas do período Triássico, de mais de 200 milhões de anos atrás, poderão ser avistadas por todos os lados. O verdadeiro “Vale de la Luna” deste parque já recebeu dezenas de equipes de filmagem que encontraram o visual mais parecido com a lua que se conhece aqui na terra. Muitos fósseis de dinossauros foram encontrados e estão expostos no Centro de Visitantes e também um Campo de Bocha com pedras perfeitamente redondas fazem parte do mistério deste lugar.

Trecho da Especial Do Dakar 2018

Depois desta avalanche de visuais impressionantes, aulas de história, causos e lendas regados ao melhor vinho argentino, gastronomia de primeira e complementado pela melhor hospedagem da região, a caravana irá se despedir passando por Catamarca e Corrientes para chegar novamente ao Brasil. Cheio de histórias, fotos e vídeos para serem compartilhados, o grupo de amigos que se formou nesta expedição do Território Amarok certamente irá explorar os diversos cantos do mundo a bordo de seus veículos 4×4.

Off Road na Quebrada Del Yeso

A participação na Expedição Caminhos do Dakar 2019 requer um veículo 4×4 de qualquer marca, tipo SUV ou pick-up, em excelente estado de conservação, com as revisões em dia e calçado com pneus de uso misto (tipo AT) que tenha pelo menos 50% de vida útil. Não é necessário nenhuma preparação especial no veículo, maiores detalhes sobre equipamentos e documentação a organização irá fornecer após a inscrição, que é aberta a pessoas de qualquer idade. Crianças a partir de 6 anos de idade também poderão fazer parte desta aventura, será uma lição de vida!

Inscrição: www.territorioamarok.com.br

Laguna Brava


Maiores informações: wapp 11 98222 7143